
AGÊNCIA PROMARKE: 38 ANOS DE TRAJETÓRIA, INOVAÇÃO E REINVENÇÃO
Com sólida atuação no mercado publicitário e sempre atenta às novas tendências, a agência Promarke completa neste 20 de agosto, 38 anos de história. Genuinamente prudentina, sua trajetória, que começou de forma modesta, entre recortes, fotolitos e os primeiros outdoors, hoje ultrapassa as fronteiras das mídias on e off do Oeste Paulista e já conquistou clientes em todo o Brasil. Reconhecida pela consistência e capacidade de adaptação, a agência atravessou gerações, transformações econômicas e revoluções tecnológicas.
Ética, profissionalismo e bons relacionamentos. Esse é o tripé que marca o DNA da Promarke, para Mário Luiz Peretti, diretor fundador. Hoje, ao lado do filho Rafael Peretti, Marinho (como é carinhosamente conhecido), mantém viva a missão de entregar resultados e conexões reais.
A história da agência começa após Marinho acumular experiência na capital paulista, atuando ao lado de renomados nomes do mercado bancário. No início da década de 1980, ele retornou a Presidente Prudente para assumir o atendimento publicitário do jornal O Imparcial.
E foi justamente no cruzamento entre a tradição do impresso e a inquietação do mercado, que nasceu a ideia da agência. “Os clientes começaram a me pedir outras peças além dos anúncios no jornal, como outdoor, rádio e panfleto. Eu percebi ali uma necessidade não atendida. O mercado pedia por profissionais capacitados para dar conta da publicidade local, e foi assim que nasceu a ideia da agência”, relembra Marinho. Paralelo ao jornal, o publicitário deu continuidade ao projeto da agência ao lado do sócio da época, Claudinei de Souza, que esteve ao seu lado por mais de 20 anos.
Nos primeiros anos, a Promarke chegou a contar com 20 funcionários, imprimindo tabloides e produzindo campanhas off para grandes marcas. “Atendemos do Oiapoque ao Chuí. Já trabalhamos com a rede Scania, Carrefour, empresas do Brasil todo”, conta Marinho com orgulho.
Prêmios também marcaram essa jornada. A agência foi reconhecida nacionalmente pela Central do Outdoor, com o 3º lugar, graças à primeira edição da campanha Vote Consciente, da União das Entidades de Presidente Prudente e Região (UEPP), em 2012.
Durante a pandemia, a Promarke viveu uma de suas maiores transformações. Com a digitalização acelerada e uma nova demanda por presença online, a agência se reinventou. “Mesmo estando longe dos grandes centros, a mídia digital nos aproxima do mundo. Atendemos clientes de fora com a mesma facilidade que atendemos aqui. A distância física deixou de ser um obstáculo”, afirma Marinho.
Hoje, a Promarke segue renovada. A nova equipe, mais jovem, se soma à experiência de décadas para construir uma comunicação ainda mais estratégica e humana. “Estamos com uma equipe homogênea, voltando a crescer. A evolução é irreversível, e a gente está acompanhando o mercado da forma mais profissional possível,” salienta Rafael. “Trinta e oito anos se passaram, mas o brilho nos olhos de quem acredita na publicidade como ponte entre marcas e pessoas permanece o mesmo. E a Promarke continua a escrever essa história, com criatividade, compromisso e alma”, finaliza Marinho.
Encaminhada por: Francinara Nepomuceno