
16º Prêmio “Benjamin Resende” de arte, cultura e cidadania da APE será dia 20/09
A solenidade de entrega da décima sexta edição do Prêmio “Benjamin Resende” de Arte, Cultura e Cidadania da Associação Prudentina de Escritores (APE) acontece sábado (20/09), às 19h30, no Teatro “Paulo Roberto Lisboa” do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente – SP. Dezessete contemplados (11 homens, 4 mulheres e dois grupos) em sete categorias (Artes Visuais, Artesanato, Dança, Fotografia, Literatura, Música e Teatro) serão agraciados com a placa de metal criada pela Fivelas Pelegrini e que irá para oito municípios, em 2025: Anhumas, Narandiba, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio. O tema deste ano é a música “Sol de Primavera”, de Beto Guedes.
Apresentações – Durante a entrega do prêmio, o público presente poderá saborear apresentações de sapateado, música e teatro ao vivo.
O grupo Corpo e Companhia, de Presidente Venceslau, dançará uma coreografia de sapateado, assinada por Carla Lima, e baseada na música “Avohai”, de Zé Ramalho.
Felipe Farah tocará, além do tema do prêmio, mais três músicas (“Menino Maluquinho”, composição sobre o poema de Carlos Francisco Freixo; “Segredos”, de Roberto Frejat; e “À Sua Maneira”, do Capital Inicial.
A música “Sarau Solidário”, na voz do compositor prudentino José Júlio Samogim, será apresentada por gravação de áudio.
Os quatro jovens contemplados com o Benjamin Resende na categoria Música apresentarão três composições próprias, divididos em duas bandas: a Post Brazil executará “Jatobá”, de Leonardo Rosa (flauta doce, teclado, violão e baixo elétrico); e o grupo Kafkianos apresentará “Leitura Noturna”, composição de Gustavo Garcia (voz, clarinete, violão e baixo); e “O Jardim das Rosas”, música de Emmanuel Fernandes (voz, clarinete, violão e baixo).
E a Viva Arte Cia de Teatro, de Teodoro Sampaio, apresentará uma cena breve da peça inédita “Dom Quixotesco”, com direção de Leo Ramos e orientação de Denilson Biguete.
História – A premiação foi criada pelo presidente da Associação Prudentina de Escritores (APE), o escritor e professor luso-prudentino Carlos Francisco Freixo, e reforça a importância da geografia humana de Prudente e região, com um total de 259 contemplados(as) em vida. Todos realizam projetos e/ou serviços de relevância e com maestria, em diferentes campos de atuação profissional, nos municípios da região de Presidente Prudente.
O evento é aberto a todos os públicos, tem censura livre, e a entrada solidária (para quem puder contribuir) é 1 kg de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente.
Como no tradicional Sarau Solidário da APE, que ocorre sempre no terceiro sábado de cada mês, onze vezes por ano, a doação de alimentos marca, também em setembro (aniversário de Prudente), a celebração dos talentos do oeste paulista, que tem como inspiração o trabalho de um dos maiores escritores da região: Benjamin Resende.
Benjamin Resende, de 91 anos, é exemplo de trabalho incansável e inspiração eterna para o prêmio que leva seu nome. Advogado pela USP, professor universitário de Letras (Língua Portuguesa, Literatura e Teoria Literária), pesquisador histórico e escritor da série de livros “Raízes Prudentinas”, cuja sexta edição foi lançada em 23/08, durante a semana de comemoração dos 50 anos do Museu e Arquivo Histórico (MAH) Municipal “Antônio Sandoval Netto”, de Presidente Prudente.
Música tema – O músico prudentino Felipe Farah vai interpretar, em voz e violão, a música tema da premiação: “Sol de Primavera”, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos. Esta canção dá título ao álbum lançado em 1979 por Beto Guedes, cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro. Um dos fundadores do Clube da Esquina, movimento que reuniu em Minas Gerais um seleto grupo de talentosos amigos (Lô Borges, Milton Nascimento, Fernando Brant), todos apaixonados por música, que se reuniam na esquina Paraisópolis e Divinópolis, no bairro de Santa Teresa, em Belo Horizonte – MG.
Prêmio exclusivo – A Fivelas Pelegrini, empresa prudentina fundada em 1985 e que fabrica fivelas e apliques para cintos em diversas cores e tamanhos, na linha country e esporte social, é parceira da APE desde 2017, quando criou a placa de metal para o Prêmio “Benjamin Resende” de Arte, Cultura e Cidadania. Hoje, a décima sexta edição da premiação evidencia a grande admiração de todos os contemplados para a qualidade impecável da placa de metal (estanho, com banho de prata e ouro), cujo desenho foi atualizado em 2024.
Além do busto dourado de Benjamin Resende de óculos e chapéu (à direita), todas as categorias do prêmio estão representadas: artes visuais, teatro, literatura, música, meio ambiente, cinema, fotografia e dança.
Cidadania está simbolizada pela fachada dourada da estação ferroviária de Prudente (à esquerda), onde começou a história do município e das pessoas que construíram seu progresso com muito trabalho e dedicação.
O nome do prêmio está escrito no topo da peça e, no rodapé, está a razão social e o logotipo da Associação Prudentina de Escritores (APE), com um bico de pena, símbolo da arte da escrita, caligrafia, gravura e desenho.
Base de madeira – A placa do prêmio, de 14,5 cm X 11 cm, é fixada num círculo maciço de peroba rosa, criado em 2025 pelos irmãos e artesãos Edilson e Edmilson Santos, do ateliê Ipê Roxo Woodworking, de Narandiba – SP.
OS 17 GANHADORES DE 2025
A lista de contemplados com o 16º Prêmio “Benjamin Resende” de Arte, Cultura e Cidadania da APE, entregue em 20/09/2025, totaliza 259 profissionais de renome, reconhecidos em vida por categoria de atuação:
ARTE VISUAL
JC Puglisi (Presidente Prudente)

Antônio Roberto Ruffino (Presidente Prudente)

ARTESANATO
Edilson de Souza Santos e Edmilson Souza dos Santos, os irmãos artesãos da Ipê Roxo Woodworking (Narandiba)

DANÇA
Academia Corpo e Cia (Presidente Venceslau)

FOTOGRAFIA
Peter Mix (Prudente Epitácio/ APOENA – Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar)

LITERATURA
Raquel Trevisi (Presidente Prudente), autora de A INTIMIDADE DE UMA SOBREVIVENTE

Mara Angelo, a Mara da Mara Cakes (Presidente Prudente), que escreveu SEM FIRULAS – DE UM BOLINHO À FRANQUIA NA EUROPA

Maria Rita Bernardes (Presidente Prudente), autora de CARTAS PARA UM AMOR RASGADO, DESTEMIDO E DECLADO – UM GUIA PARA RELACIONAMENTOS EXTRAORDINÁRIOS

Aline Martins (Santo Anastácio), escritora de 100 ANOS DE FÉ E EVANGELIZAÇÃO: A HISTÓRIA DA PARÓQUIA SANTO ANASTÁCIO

Renato Sperandio (Presidente Prudente), que escreveu DE UBER EM UBER – A REVOLUÇÃO NOS TRANSPORTES E AS HISTÓRIAS POR TRÁS DAS CORRIDAS

Fábio da Silva Lopes (Anhumas), o escritor cadeirante que produz textos com a boca, autor de três livros: A VIDA EM POEMAS – VOL 1 E 2 e UMA HISTÓRIA DE AMOR NO JARDIM DAS EMOÇÕES

MÚSICA
Emmanuel Fernandes da Costa Ramalho, Gustavo Henrique Garcia (de Regente Feijó) e Luís de Almeida Farrus (de Prudente) – da Banda Kafkanianos – e Leonardo Vidal Rosa (de Regente). Todos da Bacano Records.

TEATRO
Grupo Viva Arte (Teodoro Sampaio)

FICHA TÉCNICA
16 PRÊMIO “BENJAMIN RESENDE” DE ARTE, CULTURA E CIDADANIA
Realização: Associação Prudentina de Escritores – APE
Criação: escritor e professor Carlos Francisco Freixo, presidente da APE
17 Premiados (11 homens, 4 mulheres e dois grupos), de 08 municípios: Anhumas, Narandiba, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio.
07 categorias: Artes Visuais, Artesanato, Dança, Fotografia, Literatura, Música e Teatro.
259 profissionais premiados pela APE em 16 edições, até 2025
Data: 20 de setembro de 2025
Horário: 19h30
Local: Teatro “Paulo Roberto Lisboa” – Centro Cultural Matarazzo
Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, Pres. Prudente – SP
Apresentações
Música – O músico prudentino Felipe Farah interpretará quatro músicas: “Menino Maluquinho”, de Carlos Francisco e Felipe Farah ; “Sol de Primavera”, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos ; “Segredos”, de Roberto Frejat e “À Sua Maneira”, do Capital Inicial .
A música “Sarau Solidário”, na voz do compositor prudentino José Júlio Samogim, será apresentada por gravação de áudio.
Dança – Espetáculo de sapateado “Avôhai”, com coreografia de Carla Lima, da Academia Corpo e Cia, de Presidente Venceslau. Inspirado na música “Avohai”, de Zé Ramalho. Obra dedicada, diz Carla: “Aos meus avôs (em vida), à memória de meu pai e a todos os velhos e invisíveis.” Elenco: Ana Julia Pedrosa, Ana Julia Catarinho, Ana Luiza Soriano, Annielly Alita, Bianca Costa, Laura Gomes, Manuela Barbosa, Sthefany Decarli. Duração: 2 min 40 s.
Teatro – A Viva Arte Cia de Teatro, de Teodoro Sampaio, apresentará uma cena de 8 minutos de “Dom Quixotesco”, peça inédita (estreia em outubro), com censura livre e do gênero drama. Direção de Leo Ramos e orientação de Denilson Biguete. Elenco: Andrew Duarte, Cidinha Lifante, Igor Tributino e Léo Ramos.
Patrocinadores: Fivelas Pelegrini, Cadri – Centro Avançado de Radiologia, Liane Veículos, Amendoim Lera´s (Aliy’s Produtos Alimentícios)
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura (SeCult) de Presidente Prudente.
MAIS INFORMAÇÕES:
Carlos Francisco Freixo, presidente da Associação Prudentina de Escritores (APE) e criador do Prêmio “Benjamin Resende” de Arte, Cultura e Cidadania que, em 2025, está em sua 16ª edição. Professor aposentado de Letras, Literatura e Teoria Literária, é luso-prudentino, produtor cultural, diretor de teatro e escritor há 21 anos. Seu décimo livro (LITANIA – O amor não precisa ser barroco) concorre ao 67º Prêmio Jabuti, no eixo Literatura e na categoria Poesia. Cel/WhatsApp (18) 99671-0694
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Cris Campos – MTb 24.910/SP