
Região pode ter geada na semana que vem, aponta Unoeste Clima
A semana que vem deve ter chuva e há chances de geada no oeste paulista. É o que apontam os últimos modelos analisados pelo Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Unoeste, coordenado pelo professor doutor Alexandrius de Moraes Barbosa.
A atualização desta sexta-feira (20) aponta que a próxima terça (24) tem mínimas previstas próximas a 3 °C. “Com esses valores, já temos ocorrência de geadas na região”, explica Alexandrius.
As geadas estão previstas para áreas próximas ao Paraná. Na região de Londrina, por exemplo, as mínimas podem chegar a 1 °C. Há elevado risco também no sul de Mato Grosso do Sul.
Na segunda-feira (23), há previsão de chuvas na região: entre 20 e 40 milímetros.
Fim do outono e começo do inverno
Segundo o centro de monitoramento, o outono de 2025 encerrou-se com chuvas acima da média. Foram registrados 390 mm de chuva na estação meteorológica da Unoeste, em Presidente Prudente, volume 65% superior à média histórica para a estação (236 mm).
As temperaturas ficaram dentro da normalidade, diferentemente de 2024, quando o outono apresentou temperatura média 1,8 °C acima do normal. Em 2025, a temperatura média no outono foi de 22,3 °C, valor próximo da média climatológica para o período (22,5 °C).
O inverno começa nesta sexta-feira, às 23h42m. O primeiro dia do inverno é caracterizado pelo dia mais curto (noite mais longa) do ano. Em Presidente Prudente, o comprimento do dia no início do inverno é de 10h38m.
Ainda conforme o Unoeste Clima, o inverno no oeste paulista é caracterizado por ser a estação mais seca do ano, com destaque para os meses de julho e agosto, que costumam apresentar os menores volumes de chuva. É comum ocorrerem longos períodos de estiagem, que podem chegar a 40 ou 50 dias consecutivos sem precipitação.
Diferentemente de 2024, a tendência é que o inverno de 2025 tenha maior ocorrência de frentes frias (frente fria é o principal sistema que promove chuvas na região durante a estação). Para 2025, os modelos climáticos indicam que as chuvas devem ficar dentro da média histórica para a estação (entre 190 e 200 mm), com tendência de maior regularidade a partir de setembro.
A previsão para o inverno de 2025 indica temperaturas dentro ou 0,5 °C acima da média – em 2024, foi 1,0 °C mais quente que o normal. Até o fim de agosto, são esperadas de uma a duas ondas de frio por mês — padrão típico da região — e as condições deste ano estão mais favoráveis à ocorrência de geadas.
Unoeste Clima
O projeto Unoeste Clima teve início em agosto de 2020. Ele conta com estações meteorológicas no campus 2 e também na Fazenda Experimental.
Os boletins são divulgados na página da Unoeste Clima na internet.
Fonte: Assessoria de Imprensa Unoeste – Prudente