
Novo livro de Philip Kotler será lançado em Prudente
O marketing anseia entender os desejos e necessidades dos consumidores para desenvolver produtos, bens físicos e serviços, que entreguem sempre o melhor aos consumidores. Ao longo do tempo esses desejos e necessidades mudam, isso em função de vários fatores como a evolução cultural e impactos provocados por acontecimentos como a evolução tecnológica e a pandemia. Por essa razão os conceitos do marketing também devem evoluir. Agora é a vez de descobrir o “marketing de humano para humano” com o novo livro de Philip Kotler, em coautoria com Waldemar Pfoertsch, Uwe Sponholz e Marcos Bedendo.
A obra, intitulada “Marketing H2H: A Jornada para o Marketing Human to Human”, será lançada em Presidente Prudente na próxima quinta-feira (24/10), na Biblioteca do Campus 2 da Unoeste, às 14h, e contará com a presença de Marcos Bedendo. À noite, o autor palestrará no Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) 2024, evento promovido pela instituição.
“Vivemos em um mundo globalizado e praticamente sem barreiras geográficas, é fundamental que Presidente Prudente se mantenha na vanguarda também nos conceitos mercadológicos. Temos em nossa região muitas empresas que lideram seus segmentos de atuação, não somente no agro, o que é destaque, sem dúvidas, mas quando olhamos para as indústrias de tecnologia, saúde, educação, comércio, temos vários representantes que se destacam”, diz o professor de Marketing da Unoeste, Fabio Rabello.
Fabio ainda explica que os conceitos do marketing H2H não se aplicam somente em grandes empresas. “Pequenos estabelecimentos possuem ainda mais condições de aplicar as estratégias devido a sua proximidade com os consumidores, de utilizar essas técnicas e oferecer ainda mais qualidade para seus clientes, o que irá impactar positivamente nos resultados da empresa”, esclarece.
A nova abordagem coloca o ser humano no centro do processo mercadológico. O marketing H2H defende a construção de conexões genuínas, práticas éticas e relacionamentos duradouros, essenciais para a relevância das empresas e a saúde do planeta. “Kotler trouxe o consumidor para o centro das estratégias de marketing, agora lidera o movimento de humanização das práticas de marketing, reafirmando seu compromisso com a evolução ética e sustentável da disciplina”, ressalta Bedendo.
“Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human”, entre teorias e práticas testadas e comprovadas, é uma provocação, mas também um guia de como transformar uma empresa em uma organização humanizada. No centro desse estão três teorias bem sucedidas individualmente: a lógica dominante de serviços, que indica que todo valor é cocriado entre a empresa, seus consumidores e outros stakeholders, transformando o consumidor num participante do processo de valor; a digitalização, que engloba o uso das novas tecnologias de conectividade e IA para individualizar demandas e contatos, e humanizar o atendimento; e o Design Thinking, com sua perspectiva de flexibilidade, inovações constantes e iteração.
“Será um renascer para a área de marketing e para as empresas, que passam a se enxergar e agir de forma mais humana”, avalia Bedendo, que foi executivo de branding e marketing por mais de 10 anos em empresas como Unilever, Whirlpool (Brastemp e Consul), Bauducco e Parmalat, onde lançou mais de uma centena de produtos, coordenou campanhas nacionais e globais de comunicação e empregou na prática técnicas de gestão de marketing, inovação e branding em empresas de renome global.

Serviço
O lançamento do livro e sessão de autógrafos será nesta quinta-feira, às 14h, na Biblioteca do Campus 2. Aos interessados, será possível comprar o livro no local e sair com uma cópia autografada pelo coautor Marcos Bedendo. Já a palestra com Marcos Bedendo ocorre no mesmo dia, as 19h30, no Auditório Ipê, Bloco B3 do Campus 2 (150 lugares disponíveis). Inscreva-se para participar no link: https://forms.gle/fSsXDTytBcgJxHwG8
Sobre os autores
Philip Kotler
É considerado o “pai do marketing moderno” e é um dos acadêmicos mais influentes e respeitados na área de marketing. Ele é autor de mais de 60 livros, incluindo o famoso “Administração de Marketing”, que é amplamente utilizado como referência em cursos de marketing ao redor do mundo.
Marcos Bedendo
Professor de Branding de cursos de Educação Continuada da ESPM. Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP); Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM. Executivo de marketing e branding por mais de 10 anos de empresas como Unilever, Whirlpool, Bauducco e Parmalat, tendo grande experiência no mercado de marketing e branding. É Fundador e Consultor da BrandWagon (consultoria de pesquisa, marketing e branding que presta serviços para empresas como Santander, Itaú BBA, Merck Sharp & Dome, ABS Global, Delta Air Lines e outras). Professor há mais de 10 anos, leciona em MBAs, pós-graduações e cursos livres em instituições como ESPM-SP, Ibmec, FIA-USP, PECEGE (ESALQ-USP), Insper e Dom Cabral. Também é docente do MBA da PUC-RS em parceria com a UOL – Edtech, tendo como colegas Phillip Kotler e Daniel Kahneman.
Waldemar A. Pfoertsch
Professor Sênior de Marketing no Cyprus International Institute of Management (CIIM) e Professor Emérito de Negócios Internacionais na Universidade de Pforzheim, Alemanha. Ele também leciona em instituições renomadas como Mannheim Business School, Tongji SEM em Xangai, e TUM em Heilbronn. Dr. Pfoertsch possui uma rica trajetória acadêmica e é autor de numerosos livros e artigos.
Uwe Sponholz
Professor de Engenharia de Serviços, Gestão de Inovação e Design Thinking, Marketing e Vendas B2B, bem como Gestão Estratégica na Universidade de Ciências Aplicadas FHWS Würzburg-Schweinfurt. Ele também leciona na Christ University, em Bangalore, Índia e em outras universidades estrangeiras.
Sinopse da obra
O livro “Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human”, coautorado por Philip Kotler, Waldemar Pfoertsch, Uwe Sponholz e Marcos Bedendo, propõe uma nova abordagem centrada no ser humano. Este movimento defende a construção de conexões genuínas, práticas éticas e relacionamentos duradouros, essenciais para a relevância das empresas e a saúde do planeta. A participação de Philip Kotler, o pai do marketing moderno, como coautor, destaca a importância e a credibilidade desta obra. Kotler, que trouxe o consumidor para o centro das estratégias de marketing, agora lidera o movimento de humanização das práticas de marketing, reafirmando seu compromisso com a evolução ética e sustentável da disciplina.
INFORMAÇÕES E CONTATO PARA ENTREVISTAS
Fábio Rabello – (18) 99777-1888 – Professor da Unoeste
Fonte: Assessoria de Imprensa Unoeste – Prudente e Jaú