sábado 6 de junho de 2026
Anuncie já
Faça sua assinatura
Revista Destaque Revista Destaque
vw
326684077_669332918274475_7350138090679119436_n
241356067_240773134639325_6529467587270342366_n
Previous image
Next image
Revista Destaque Revista Destaque
  • Home
  • Tecnologia
  • Segurança
  • Saúde
  • Moda
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Edições Anteriores
  1. Home
  2. Destaque
  3. Governo de SP renova isenção de ICMS para geração própria solar, mantendo atratividade de novos investimentos e geração de empregos verdes, celebra ABSOLAR
 Governo de SP renova isenção de ICMS para geração própria solar, mantendo atratividade de novos investimentos e geração de empregos verdes, celebra ABSOLAR
Com articulação intensa da entidade, governo paulista estendeu benefício vigente até o final de 2026, consolidando a competitividade da geração distribuída para os consumidores paulistas
Destaque Economia Informe Negócios

Governo de SP renova isenção de ICMS para geração própria solar, mantendo atratividade de novos investimentos e geração de empregos verdes, celebra ABSOLAR

by Editora Falcão 6 de janeiro de 2025 0 Comment

A renovação pelo governo do Estado de São Paulo do benefício de isenção de ICMS para a geração própria renovável, publicada no Diário Oficial do Estado via Decreto nº 69.827, de 30 de dezembro de 2024, se alinha às políticas públicas de transição energética e contribui para o protagonismo paulista no desenvolvimento sustentável por meio da fonte solar fotovoltaica.


A avaliação é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Para a entidade, que atuou intensamente pela extensão do benefício, a decisão consolida a competitividade da geração própria solar na região, beneficiando consumidores residenciais, pequenos negócios, produtores rurais e gestores públicos. Segundo o decreto, o novo prazo de vigência da isenção é válido até o final de 2026.

Para Guilherme Susteras, conselheiro de administração e coordenador do grupo de trabalho de geração distribuída da ABSOLAR, a expectativa do setor solar fotovoltaico era de que a renovação fosse ampliada até 2032, como já é feito em todos os demais estados da região sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo). Porém, a decisão do governo paulista foi alinhada ao prazo de vigência da atual gestão do Governo do Estado, ou seja, até o final de 2026. “A ABSOLAR continua atuando para equiparar os prazos do Estado de São Paulo aos demais da região, para evitar que São Paulo perca competitividade. Apesar disso, a medida do Governo de São Paulo é muito positiva e bem-recebida pelo setor, pois traz previsibilidade e segurança aos consumidores e ao mercado solar pelos próximos dois anos”, aponta.


“A renovação é fundamental para o suprimento de novas demandas por eletricidade limpa e competitiva, que apoiará o crescimento de diferentes atividades econômicas no Estado, bem como contribuirá para o atingimento das metas de redução de emissões de poluentes e gases de efeito estufa”, acrescenta Susteras.

Atualmente, São Paulo lidera o ranking estadual de potência instalada com fonte solar na geração distribuída, com mais de 4,8 gigawatts (GW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. São mais de mais de 514 mil conexões operacionais, espalhadas por todos os municípios paulistas. Desde 2012, o segmento já proporcionou ao Estado de São Paulo a atração de mais de R$ 22,8 bilhões em investimentos, a geração de mais de 146 mil empregos verdes e a arrecadação de R$ 6,9 bilhões aos cofres públicos.

“A atualização das regras de ICMS em São Paulo é essencial para o estado manter este ciclo virtuoso de desenvolvimento social, econômico e ambiental, com mais investimentos, empregos verdes e sustentabilidade. Por isso, a ABSOLAR cumprimenta e parabeniza o Governo do Estado de São Paulo pela decisão acertada. A energia solar é cada vez mais estratégica como solução para ajudar na redução de gastos dos consumidores com energia elétrica, tanto para a população, quanto para os setores produtivos e gestores públicos”, conclui Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR.

Publicação no Diário Oficial

https://www.doe.sp.gov.br/executivo/decretos/decreto-n-69287-de-30-de-dezembro-de-2024-20241231118202802533

Sobre a ABSOLAR

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é a entidade do Brasil que reúne todos os elos da cadeia de valor da fonte solar fotovoltaica e demais tecnologias limpas, incluindo armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde. Com associados nacionais e internacionais, de todos os portes, a entidade é fonte de informação e articulação em prol da transição energética sustentável do Brasil.

Para mais informações, contatar:
Thiago Nassa (MTb. 30.914)
TOTUM Comunicação
(11) 99544 4954

Share This:

Previous post
Next post

Editora Falcão (Website)

administrator

Mais Recentes
Destaque

Empresas terão de rever cultura interna com

3 de junho de 2026
Assistência Social

Casa da Criança participa de Congresso Internacional

3 de junho de 2026
Destaque

NR-1 e Saúde Mental no Trabalho –

27 de maio de 2026
Destaque

ALESP sedia Prêmio Empreendedores de Destaque em

21 de maio de 2026

Categorias

  • Agronegócio
  • Aniversário
  • Arquitetura
  • Assistência Social
  • Bem-estar
  • Dermatologia
  • Desing de Interiores
  • Destaque
  • Direito
  • Direito Previdenciário
  • Economia
  • Educação
  • Empreendedorismo
  • Ensaio da Capa Edição 204
  • Entretenimento
  • Entrevistas
  • Esportes
  • Eventos
  • Futebol
  • Gastronomia
  • Infantil
  • Informe
  • Inovação
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Mulher
  • Música
  • Negócios
  • Nutrição
  • Pesquisa
  • Profissão
  • Psicologia
  • Região
  • Reviews / Indicações
  • Saúde
  • Saúde
  • Segurança
  • Situação Financeira
  • Tecnologia
  • Viagens e Destinos
Copyright © 2026 Editora Falcão. Todos direitos reservados.