
Exposição Somos Negras Plurais é inaugurada na Inova Prudente
A exposição fotográfica “Somos Negras Plurais”, idealizada pela publicitária e fotógrafa Isabelle Garzo em parceria com a Inova Prudente, foi oficialmente inaugurada na tarde deste sábado (18/10). A mostra permanece aberta para visitação até 29 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.
De acordo com Isabelle, esse é seu primeiro projeto artístico, onde encontrou uma forma de unir sua paixão em fotografar ao seu compromisso com a luta antirracista. “Sempre gostei de fotografar, mas nunca tinha feito um projeto além dos meus trabalhos profissionais. Como já estava inserida nesse movimento, pensei: ‘por que não trazer a fotografia como um manifesto sobre a luta das mulheres negras?’”, relembra.
Mulheres retratadas
O resultado deste trabalho foram registros solos e em grupo, produzidos entre março e julho no estúdio da fundação. Foram escolhidas sete mulheres que expressam, em cada imagem, suas identidades, histórias e vivências, refletindo as de tantas outras:
- Ana Andrade – enfermeira, especializada em realizar e capacitar profissionais no furo de orelha humanizado, representa a atuação de mulheres negras na área da saúde;
- Grace Silva – bailarina e professora de dança do Ballet Studio, representa o talento de dançarinas negras;
- Iza Moura – representa a luta das mulheres que passaram e venceram o câncer de mama;
- Keila Grotto – influenciadora e CEO da Umusa, representa a voz das mulheres negras na internet;
- Thais Duarte – boxeadora profissional da Team Evolucenter, representa a dedicação de mulheres negras no esporte;
- Thanara Thomaz – mãe de quatro filhos, representa a determinação e cuidado da maternidade;
- Veridiana – representa a divindade feminina e religiosidade afro.
“Busquei mulheres que já estavam próximas de mim, mas que fossem diferentes entre si. Tem uma que representa o esporte, outra que é mãe solo, cada uma com sua personalidade e sua história. A ideia era justamente essa: trazer mulheres diversas, mas conectadas”, explica Isabelle.
Experiência da exposição
A mostra é composta por 17 fotografias, sendo três coletivas e duas individuais de cada modelo, além de fotos enviadas por seguidoras, que também serão expostas e utilizadas na divulgação nas redes sociais do projeto @somos_negrasplurais. Cada foto conta com um QR Code ao lado, que permite o visitante escanear e assistir ao depoimento da mulher retratada.
Para complementar a experiência imersiva, foi criada a playlist EXPO NEGRAS PLURAIS na plataforma Spotify, que pode ser acessada através dos panfletos no local, com músicas de artistas prudentinas, nacionais e internacionais. Durante a exposição, também serão exibidos vídeos explicativos na televisão do espaço, oferecendo contexto e aprofundando o entendimento sobre o projeto.









Próximos destinos
A exposição é itinerante e passará por diversas instituições de Presidente Prudente. O início é na Fundação Inova Prudente e finaliza em 29 de outubro.
Horário: Segunda a sexta, 8h às 20h
Sábado: 8h às 12h
Endereço: Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli, 2700 – Jardim Itaipu
À partir de novembro, a mostra estará na Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo):
Datas: 04 a 24 de novembro
Horário: Segunda a sexta, 8h às 21h
Endereço: Rua Teresina, 75 – Vila Paulo Roberto
Encerrando o ano, no dia 06 de dezembro, as obras marcarão presença no 5º Festival Ocupação Preta e 1º Congresso de Estudos das Relações Étnico-Raciais da Unesp (Universidade Estadual Paulista):
Endereço: Rua Roberto Símonsen, 305 – Centro Educacional
A exposição segue ativa em 2026, e as datas e locais das próximas exibições serão divulgados em breve nas redes sociais oficiais do projeto.
Fonte: Inova Prudente. Fotos Divulgação Cedidas