
Dia do Trabalho: reflexão e compromisso com a valorização da vida
Por: Dr. Márcio Coelho
Celebrado em 1º de maio, o Dia do Trabalho é mais do que uma data simbólica, é um chamado à reflexão sobre as condições laborais e à valorização da vida e da integridade dos trabalhadores. Em 2023, o Brasil registrou 732.751 casos de acidentes e doenças ocupacionais entre segurados do INSS, segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho do Ministério da Previdência Social.
Para o advogado Márcio Coelho, especialista em direitos trabalhistas e previdenciários, o número é apenas a ponta do iceberg. “Se considerarmos também o número de acidentes não comunicados, esse número provavelmente triplicará”, alerta. E os dados tornam-se ainda mais preocupantes ao incluir impactos à saúde mental causados por ambientes de trabalho tóxicos e desestruturados.
Diante dessa realidade, a prevenção é apontada como o caminho mais eficaz. “A prevenção aos acidentes de trabalho tem uma absurda importância no combate a esse número assombroso”, afirma Coelho. Investir em segurança, treinamentos, ergonomia e qualidade no ambiente organizacional são atitudes essenciais para evitar acidentes e o surgimento de doenças ocupacionais.
Além dos benefícios à saúde, a prevenção também gera impacto econômico positivo. “Investir na prevenção de acidentes não apenas protege a saúde física do trabalhador, mas também gera uma significativa redução nos crescentes custos governamentais com a recuperação desses profissionais”, destaca o advogado.
O Dia do Trabalho nos lembra que o respeito ao trabalhador deve ser uma prática contínua, e não pontual. “A atenção com a segurança não pode se limitar a este período. O futuro e o bem-estar de inúmeros trabalhadores dependem de uma vigilância constante ao longo de todo o ano”, conclui o especialista.
Dr. Márcio Coelho atua nas áreas trabalhista e previdenciária há mais de 40 anos. Foi presidente da Comissão de Acidentes do Trabalho da OAB-SP e é Conselheiro do Instituto Arnaldo Faria de Sá.
Encaminhado por: Lu Dourado – Márcia Stival Assessoria – Foto Divulgação Cedida