Empreendedora de Presidente Prudente envia produtos artesanais para o espaço Sebrae na COP30
As geleias e pastas artesanais produzidas por Lucimara Augusto Pinto, proprietária da Danega Conservas e Temperos, de Presidente Prudente, estão presentes no espaço Sebrae durante a COP30 – 30ª Conferência das Partes, o maior evento das Nações Unidas dedicado às discussões e negociações sobre as mudanças do clima.
Entre os produtos preparados especialmente para a conferência estão sabores que refletem a identidade e o sabor da região como geleia de batata-doce com conhaque, pasta de banana com pimenta e geleia de pimenta. As criações, feitas com ingredientes naturais e selecionados, foram enviados pela empreendedora para Belém (PA), onde o evento ocorre até o dia 21 de novembro. Os produtos estão disponíveis para venda no Espaço EN-Zone, que conta com uma loja colaborativa reunindo pequenos negócios de todo o país.
Lucimara destaca que, por meio da produção artesanal com baixo impacto ambiental, busca valorizar os ingredientes locais e fortalecer a economia, mantendo a renda no território. “Conecto pessoas com memórias afetivas, com respeito pela nossa terra e por quem planta, resgatando a cultura. Cria uma conexão entre o campo e a cidade, valoriza a cultura gastronômica local e aproveitamento dos alimentos, sem desperdício”, explica.
A empreendedora reforça que suas receitas são livres de conservantes e corantes, unindo inovações e sensações, novos sabores com experiência e consciência ambiental. Preocupada com os impactos e sempre em busca de novas práticas sustentáveis, Lucimara afirma que seus produtos se conectam com os temas da COP30 e explica que está constantemente inovando em seus processos, como, por exemplo, ao investir em uma composteira para transformar as sobras dos alimentos em terra para as plantas.
A participação é apoiada pelo Sebrae-SP, que está presente no Green Zone, espaço oficial da conferência voltado à sociedade civil, empresas e instituições que apresentam iniciativas e soluções para a ação climática. Para a empreendedora, que já participou de diversas feiras, eventos e ações com o Sebrae-SP, o apoio da instituição promove informações valiosas e relevantes para o crescimento do negócio. “Nos aproxima de cursos e capacitações, muitos deles gratuitos, além de ter acesso aos programas e feiras, nos conectando não só com a nossa região, mas com o Brasil”.
Para o gerente regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante, a presença na COP30, além de dar visibilidade aos produtos locais, insere os pequenos negócios nas discussões globais sobre sustentabilidade. “O Sebrae-SP reforça sua atuação em temas como inovação e soluções para os desafios climáticos, que também fazem parte da realidade dos pequenos negócios. Estar na COP30 é levar a identidade e o talento da nossa região para um espaço de diálogo e transformação, além de representar uma oportunidade de agregar valor e fortalecer as marcas locais”, afirma o gerente.
Sobre representar o Oeste Paulista na conferência, Lucimara destaca o orgulho e responsabilidade. “Representar os empreendedores da região na COP30 é uma honra leve e inspiradora, mas também uma grande responsabilidade. É levar a força do trabalho local, mostrar que a sustentabilidade começa aqui e que cada pequeno produtor faz parte de algo muito maior. Sou grata a Deus por tudo o que está acontecendo e chegar até aqui é um sonho que está sendo realizado”, finaliza.


