"Beleza, cultura, esporte, lazer, moda, negócios, e muito mais..."
Revista Destaque News
Instagram da Revista Destaque

Mestre Valdeck de Garanhus apresenta teatro de mamulengos no Sesc Thermas
Artista pernambucano dá início ao espetáculo ‘Lavagem de São João no Rio Tietê’, às 15h, neste domingo (24). Programação segue com outras atividades

Publicado em 21/06/2018
compartilhe esta notícia:

Mestre

Divertido e educativo, o Teatro de Mamulengos mantém viva uma das mais importantes formas de manifestação popular brasileira, e encanta desde as crianças até os mais idosos. Um de seus maiores representantes, com mais de 37 anos de carreira, o Mestre Valdeck de Garanhus apresenta no Sesc Thermas de Presidente Prudente o espetáculo Lavagem de São João no Rio Tietê, neste domingo (24), a partir das 15h. A entrada é livre para o público em geral.

A peça conta a história sobre o ritual de lavagem da imagem de São João no Rio Tietê, que passa dentro de uma fazenda em Salesópoles, onde nasce o importante rio paulista, e narra como é realizada a benção sobre as águas e as colheitas. Tudo ilustrado por um trio de músicos com sanfona, zabumba e triângulo, que conduzem toda a brincadeira com marchinhas, baiões, xotes e muito forró.

O espetáculo ainda apresenta quadrilha, o boi do maranhão e muita poesia, transformando a brincadeira em uma festa, onde atores, bonecos, músicos e plateia se juntam num ato poético, majestoso e de pura interação.

O nome “mamulengo” não possui origem definida, mas acredita-se que foi derivado da expressão popular “mão-molenga”, fazendo referência a habilidade manual dos mamulengueiros. Como em tantas outras manifestações da cultura popular nordestina, o Mamulengo revela de modo singular a rica expressividade do cotidiano da população da região. Por meio dos bonecos, o povo se identifica com suas alegrias e tristezas, seus temores e suas crenças.

 

Artista polivalente, Valdeck de Garanhus faz de sua arte um instrumento de educação e divulgação da cultura brasileira. Mamulengueiro – ofício a qual se dedica desde 1979 –, poeta, compositor, ator e artista plástico, suas obras integram inúmeras coleções particulares e o acervo do Museum Für Völkerkunde, em Frankfurt, na Alemanha, além do America’s Chamber of Commerce, de Nova Iorque, e o Brasilian American Cultural Institute, de Washinigton, nos Estados Unidos.

 

Logo após o espetáculo, às 16h, o pernambucano Valdeck ministra a oficina de Isogravura para as crianças. Inspirada na xilogravura, arte e técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira, a isogravura propõe o fazer artístico da gravura em isopor, de uma maneira mais simples e rápida, bem como acessível a todas as crianças, sem ferramentas que ponham em risco sua segurança. As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc e as vagas são limitadas.

 

MÚSICA

 

Com uma pegada rock e influências que vão do movimento tropicalista até a música nordestina contemporânea, a banda Sollado, de Maringá (PR), traz para a Área de Convivência do Sesc, no sábado (23), um repertório formado por ritmos como samba, maracatu, hip-hop, dub, reggae, psicodelia, punk e frevo, reunidos no show de lançamento do novo disco homônimo “Sollado” (2017).

Com nove faixas, o álbum consolida a mudança do nome da banda, que durante anos se apresentou como Sollado Brazilian Groove. O trabalho foi produzido pelo próprio grupo e gravado no estúdio Mojo, com mixagem de Gabriel Moraes e masterização de Felipe Tichauer. O lançamento ocorreu pelo selo Maringá Original Balanço.

 

Desde sua origem, o sexteto vem trazendo alternativas pra quem se identifica com som autoral, sem um rótulo que possa criar divisões e buscando sempre conexões. Formada em 2010, a banda é composta por Valter Rossini (vocal), Fernando Morete (violão e vocal), José Augusto (guitarra), Gabriel Moraes (baixo), André Lauer (bateria) e João Paulo (percussão). No disco, ainda participam Claudio Caldeira (saxofone), Lucas Trabuco (guitarra) e Ricardo Martins (violão).

 

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

 

Ainda no sábado, a programação de fim de semana promove com o passeio ciclístico Pedal Mensal. Com saída às 7h, em frente ao Sesc Thermas, os participantes percorrem um trecho de 30 quilômetros rodados entre alguns bairros prudentinos.

 

A atividade busca incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer e convida, desde iniciantes até os praticantes mais assíduos, a aproveitarem todos os benefícios gerados pelas pedaladas. Para participar, é necessário levar bicicleta com equipamentos de segurança, como capacete, luvas, luzes dianteira e traseira e corrente com cadeado. As inscrições são feitas na Central de Atendimento do Sesc e as vagas são limitadas.

 

Outra opção para quem gosta de esportes é o Festival de Futsal, também no sábado, às 15h, que convida equipes femininas e masculinas a disputarem, na Quadra do Sesc, partidas da modalidade. As inscrições são feitas no local e horário da atividade.

 

SERVIÇO


PROGRAMAÇÃO FIM DE SEMANA


Passeio Ciclístico – Pedal Mensal

Dia 23 de junho, sábado, às 7h.

Saída em frente ao Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 18 anos.

 

Festival de Futsal

Dia 23 de junho, sábado, às 15h.

Na Quadra do Sesc Thermas.

Inscrições no local e horário da atividade.  Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Múltiplos Sons – Show ‘Sollado’

Dia 23 de junho, sábado, às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Arte em Cena – Espetáculo ‘Lavagem de São João no Rio Tietê’

Com Valdeck de Garanhus.

Dia 24 de junho, domingo, às 15h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Brincando com Arte – Oficina ‘Isogravura’

Com o artista popular Valdeck de Garanhus.

Dia 24 de junho, domingo, às 16h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: até 12 anos. 


Fonte: Assessoria de imprensa Sesc Thermas Presidente Prudente

GALERIA DE IMAGENS



<< voltar